Especialistas explicam quais são os benefícios e propriedades dos chás

Especialistas explicam quais são os benefícios e propriedades dos chás

Você prefere tomar um cafézinho ou um chá? Como explicou a nutricionista Patricia Bertolucci no Bem Estar desta sexta-feira (9), além de serem uma delícia, o café e o chá podem ainda se complementar já que têm substâncias importantes – a cafeína, por exemplo, acelera o coração e o cérebro; já a teína, presente no chá, diminui a excitação do cérebro causada pela cafeína, dando mais concentração e foco.

Em relação aos chás, a especialista em chás Carla Saueressig explica que eles são classificados de acordo com o processo de fermentação – o chá verde, por exemplo, não é fermentado e, por isso, é o que tem as propriedades mais conservadas do que outros, como o chá branco e o preto. Ela acrescenta ainda que há uma diferença entre chá e infusão – bebidas de ervas e frutas que as pessoas costumam chamar de chás são, na verdade, infusões, porque não têm a folha de Camellia Sinensis.

Além de afetar o sistema nervoso, os chás podem ter diversos outros efeitos, como mostrou a nutricionista Patricia Bertolucci – os de camomila e maracujá, por exemplo, são calmantes; o de erva-doce é digestivo; os de boldo e carqueja são bons para o fígado; os de alecrim e gengibre são expectorantes e os de hortelã e capim-cidreira são laxativos. Existe, no entanto, um chá que reúne quase todas essas propriedas – o chá de hortelã.

Fonte: Globo

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>