MUNDO DOS CHÁS

Curiosidades sobre o chá

Você sabia que o chá é a bebida mais consumida no mundo depois da água? Você encontrará esta e outras curiosidades logo abaixo:

Bandeira representante do chá | Chás Amaya

Legenda: Bandeira de Registro

1. A Bandeira de Registro/SP foi oficializada pela Lei nº 211, de 14 de novembro de 1974. É uma bandeira retangular, com fundo azul e um triângulo equilátero vermelho com borda amarela (que tem sua base no lado esquerdo da bandeira). Dentro do triângulo está o Brasão da cidade e ao seu lado direito, a bandeira traz a flor da planta do chá.

2. Existem várias lendas em torno da origem do chá. A mais popular é uma lenda chinesa do ano de 2737 a.C., onde o imperador Shennong um dia descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shennong provou o líquido e constatou imediatamente suas propriedades benéficas, sendo as folhas, folhas da planta do chá. Nascia aí a bebida.

3. Através de estudos históricos, o chá teve sua origem nos templos budistas da China por volta de 2500 anos atrás. O chá ainda não era popular como uma bebida mas sim como alimento – suas folhas eram preparadas com legumes e, às vezes, com algum tipo de carne.

4. O chá preto é o tipo mais produzido, consumido e exportado em todo o mundo.

5. A China e a Índia são os maiores produtores de chá no mundo.

6. O consumo mundial de chás é em torno de 4 milhões de toneladas por ano. Estima-se que são saboreadas mais de 3 bilhões de chaleiras de chá preto diariamente.

Legenda: Chá preto Amaya

Legenda: Primeiras mudas de chá do Vale do Ribeira

7. Cinco em cada seis americanos consome chá diariamente.

8. Com 1 kg de chá preto a granel é possível preparar aproximadamente 5.000 xícaras de chá de 200 ml.

9. Para os chás especiais/gourmet existem classificações de origem, ano, etc. como vemos nos vinhos e champagnes.

10. Os países considerados os maiores consumidores de chá no mundo são a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Rússia, China, Irlanda, Estados Unidos da América e Reino Unido.

11. A cidade de Registro localizada no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, já foi conhecida como a CAPITAL DO CHÁ entre as décadas de 80 a 90, tamanha foi a produção de chá no Brasil naquela época.

12. No ano de 2013, a cidade de Registro no interior de São Paulo, foi a única região produtora de chá preto em todo o Estado. No período de ouro do chá a cidade chegou a ter mais de 40 fábricas mas hoje a AMAYA CHÁS é a última e única fabricante desse tipo de chá na região.

13. Com vários benefícios em termos de saúde como sugere vários estudos, o chá é um supressor de apetite natural, faz bem ao coração e ajuda a equilibrar o colesterol.

14. Em termos de benefícios de saúde e sabor, o chá de folhas soltas é melhor do que o chá de sachê.

15. Dezenas de idiomas no mundo designam a palavra chá como “cha”.

16. O chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis, tendo a seguinte classificação de acordo com seu nível de oxidação na hora em que é fabricado: branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro. Nos mercados encontramos muitas “infusões” (termo para a bebida que não é provinda da planta do chá) como: hortelã, camomila, cidreira, mate… entre outras.

Chá Oolong | Chás Amaya

Legenda: Chá Oolong

Legenda: Camellia sinensis

17. Uma planta Camellia sinensis pode produzir folhas de chá durante cerca de 100 anos.

18. Uma planta Camellia sinensis pode chegar a altura de 9 metros se não for direcionada para a produção – normalmente o padrão utilizado em plantações de chá é um arbusto em torno de 70 cm.

19. Em algumas culturas como no Tibete e Japão, o chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.

20. Depois da pimenta, o chá foi a especiaria mais cobiçada e comercializada pelos descobridores do Novo Mundo.